O que foi a Paraquaria?

Definir Paraquaria é uma tarefa desafiadora, dada a sua história que remonta a vários séculos. Desde o seu início até o seu triste fim, e durante os séculos que separam a sua existência da nossa contemporaneidade, muitas polêmicas foram tecidas em torno dela.

De início podemos dizer que foi uma experiência de colonização, também denominada de “Conquista Espiritual” dos Guaranis realizada pela Companhia de Jesus como alternativa a colonização feita por civis sob a proteção da coroa castelhana, e que na época na região do Alto Prata era praticada pelo encomenderos, basicamente castelhanos, mas com fortes laços com outros colonizadores que ocupavam as terras próximas em território sob domínio da Coroa portuguesa; denominados paulistas ou bandeirantes. Os métodos cruentos e dizimadores desses colonizadores civis levou a Coroa castelhana a optar pela forma alternativa da “Conquista Espiritual” como fórmula de manter viva a mão de obra indígena que ocupava esses territórios.

Para fazer frente a essa empreitada e com escassos recursos tanto econômicos e militares, e até por isso, a Coroa encomendou essa tarefa aos jesuítas, religiosos esses cuja formação intelectual, vocação mística e uma disciplina obediente das hierarquias superiores fez que a coesão com que foi cumprida essa tarefa colonizadora criasse inveja e admiração ao longo dos tempos. Seu sucesso o fracasso poderemos conhecer nos diversos textos que seguem.